Lorem ipsum dolor sit amet

março 27, 2019 / Notícias

Foi lançada no último sábado, 23/03/2019, no auditório Madalena Serejo no Fórum Desembargador Sarney Costa em São Luís, a Academia Maranhense de Direito Notarial e Registral.

A Academia tem como objetivo fomentar o desenvolvimento e o aprimoramento da atividade notarial e de registro no estado do Maranhão, além de fortalecer ainda mais os estudos e a criação de ambientes de debates com caráter científico cujo objeto de estudo são os Registros Públicos.

A Academia Maranhense de Direito Notarial e Registral será formada por 30 membros, todos com importantes serviços prestados a sociedade brasileira no âmbito cartorário e da justiça em geral.

Um dos membros da Academia será o tabelião do 2º Tabelionato de Protesto de São Luís/MA e Presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Maranhão (IEPTB-MA), Paulo de Tarso Guedes Carvalho, que ocupará a cadeira de número 02 na organização, tendo como Patrono Joaquim José de Carvalho.

Para o tabelião, fazer parte desse seleto grupo que vai compor a Academia é uma honra. “É um privilégio, uma alegria indescritível fazer parte de uma organização composta por tantas pessoas importantes para a atividade cartorária do nosso estado e do nosso país. Espero contribuir da melhor forma possível para a valorização da atividade que é essencial para a nossa sociedade”, disse.

A cerimônia de lançamento teve início às 09:30 com a posse do Presidente da Academia Maranhense de Direito Notarial e Registral, o Tabelião e Oficial de Registro de Alto Alegre do Pindaré e um dos idealizadores da Academia, Thiago Estrela. Logo depois foi iniciada a posse dos demais imortais na Academia Maranhense de Direito Notarial e Registral.

Depois da posse de todos os membros, o Desembargador Ricardo Dip proferiu algumas palavras sobre o momento do qual estava vivendo e destacou a importância do Maranhão em sua vida. “Eu estou extremamente honrado e até emocionado em verificar que o Estado do Maranhão, em especial a cidade de São Luís, ter me dado essa honra de fazer parte da Academia Maranhense de Direito Notarial e Registral. Estou muito agradecido de fazer parte desse momento tão importante para todos nós.”

Na cerimônia também teve espaço para homenagem. A Academia homenageou a registradora Cremilda do Lago Sousa, falecida em 07 de outubro de 2010, que deixou um verdadeiro legado para a atividade cartorária do Maranhão. A registradora contribuiu com a atividade cartorária maranhense por 42 anos, tendo essa homenagem mais que merecida. Foi entregue a Érika Lago Sousa, uma das filhas da registradora, uma placa de homenagem recebida das mãos da também registradora civil, Rosseline Privado.

Em seguida foi a vez do Desembargador do Estado do Maranhão, Cleones Carvalho Cunha, proferir um breve discurso em nome de todos os imortais. O Desembargador ficou muito emocionado e feliz pelo convite para fazer parte da Academia. “Fiquei muito lisonjeado pelo convite em fazer parte de uma organização que será tão importante para a área notarial e de registro do Maranhão e do país. Aqui estão grandes estudiosos da área e nas suas mãos, o futuro da atividade tão importante para a sociedade”, ressaltou.

Logo após o discurso do Desembargador Cleones Carvalho Cunha, o presidente Thiago Estrela também proferiu o seu discurso. Ele destacou a importância da atividade notarial e registral para a sociedade. “Entender que a atividade notarial e de registro não é “burocracia desnecessária”, é antes de tudo reconhecer que tais serviços são importantes na vida de todas as pessoas, da mais humilde, a mais abastada. É com esta visão, que pretendemos aqui, transformar a vida das pessoas, numa revolução de pensamento, cujo objetivo é, não somente fomentar os estudos “acadêmicos”, mas, trazer de dentro pra fora, os conhecimentos jurídicos necessários e pertinentes de modo a melhorar os serviços constantemente, prestando-os de forma cada vez mais célere e eficiente”, destacou.

Depois do discurso, o presidente conduziu o juramento dos imortais da Academia Maranhense de Direito Notarial e Registral, que logo depois pousaram para a foto oficial. Para finalizar a cerimônia de lançamento da Academia foi oferecido a todos os presentes, um coquetel no auditório.

(FONTE: ASCOM/CARTÓRIO DE PROTESTO MA)

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *