Lorem ipsum dolor sit amet

setembro 21, 2018 / Agência de Notícias, Notícias

O Brasil nunca teve tantos inadimplentes. Em agosto, o total de brasileiros com dívidas em atraso chegou a 62,9 milhões, contingente quase equivalente à população da Itália.

A recuperação econômica mais lenta do que o esperado cria dificuldades para a gestão do orçamento das famílias, frustrando planos e a volta do consumo. No entanto, o comércio, o município e o estado não podem arcar com os prejuízos dessa crise, visto que correm o risco de encerrarem as atividades ou não conseguirem manter alguns serviços devido a falta de recursos.

Em tempos de recuperação da economia nacional, qualquer forma de recuperação de crédito é bem-vinda para quem desenvolve uma atividade empresarial. Firmando-se, cada vez mais, como melhor opção nesse cenário está o protesto de títulos, que tem como maior característica a eficiência no recebimento de débitos, uma vez que o devedor tem até três dias úteis para regularizar sua situação.

Como protestar?

O processo é simples. Basta o credor apresentar o título ou documento de dívida no Cartório de Protestos. Caso não sejam encontradas irregularidades no título apresentado, o processo tem continuidade. Em seguida, é emitida uma intimação que será entregue no endereço do devedor. No caso de ente públicos, é necessário firmar convênio com o Instituto de Protesto – MG.

Ao receber a intimação, o devedor tem um prazo de até três dias úteis para comparecer ao cartório e regularizar a situação. Caso não seja pago no prazo legal, o título será protestado. O protesto é de conhecimento público e somente deixa de existir quando a dívida é quitada.

Esse meio de recuperação extrajudicial também representa um avanço na resolução de conflitos e contribui significativamente para desafogar o Poder Judiciário, liberando-o para cumprir adequadamente a sua tarefa nas demandas que forem levadas a sua apreciação, além de ser uma nova forma de acesso à Justiça.

Protesto Online

Para as empresas de todos os portes, para as prefeituras e para os órgãos do estado existe uma ferramenta para facilitar o envio de títulos a protesto: é o Protesto Online. Feito através da Central de Remessa de Arquivos (CRA), o Protesto Online está disponível em todo o estado de Minas, centraliza e acelera o processo logístico de envio de documentos para protestar uma dívida.

Para mais informações, acesse protestomg.com.br | (31) 2519-0500 | contato@protestomg.com.br

Fonte: Instituto de Protesto – MG.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *